Os 10 Benefícios da Rúcula

A rúcula é um alimento muito rico em nutrientes (vitaminas e minerais) e com baixo valor calórico, o que faz com que seja altamente benéfico para a nossa saúde. Para além disso é um vegetal de fácil cultivo o que a torna ainda mais fácil de juntar à nossa alimentação. Abaixo poderá verificar as principais propriedades da rúcula e quais os benefícios deste vegetal, rico em vitaminas A, C e K, potássio, cálcio, manganês e ferro

Diminui o risco de contrair cancro:
Há aproximadamente três décadas que estudos mostram que comer regularmente vegetais como couve, bróculo e rúcula, diminui o risco de contrair cancro do colo do útero, pulmão, mama e ovários. A vitamina A e os flavonóides presentes na rúcula, ajudam a proteger o corpo contra o cancro de pele e bucal, enquanto o sulforafano presente neste vegetal, pode inibir a multiplicação de células cancerígenas associadas ao cancro de pele, próstata, pâncreas e esófago.

Fortalece o sistema imunológico:
Devido à sua vitamina C, a rúcula livra-nos de problemas e ameaças inflamatórias, antes que estes nos possam causar algum tipo de doença.

Pele e visão saudáveis:
Graças às suas vitaminas (A, C e K), as folhas de rúcula ajudam na manutenção dos olhos e na reprodução e renovação das células dos tecidos do corpo humano.

Previne a osteoporose:
A sua vitamina K, ajuda a combater o desgaste e fraturas dos ossos. Esta vitamina aumenta a absorção de cálcio nos ossos e diminui a sua perda através da urina. A rúcula é ainda rica em cálcio o que é essencial para a saúde dos nossos ossos.

Cérebro ativo e focado:
A vitamina K presente na rúcula mantêm a mente ativa e focada e ajuda a evitar a degeneração das redes neuronais, levando a doenças como o Alzheimer.

Diabetes regulados:
Os antioxidantes presentes na rúcula diminuem os níveis de glicose no sangue e aumentam a absorção de insulina em portadores de diabetes.

Melhor oxigenação dos músculos:
O nitrato presente nas folhas de rúcula, aumentam a resistência e tolerância do organismo ao exercício físico. Graças à oxigenação que a rúcula proporciona, também existe uma melhoria na qualidade de vida de pessoas que sofrem de problemas cardíacos, respiratórios e metabólicos.

Melhora a vida sexual:
Devido ao seu efeito energético e estimulante, a rúcula pode funcionar como uma espécie de afrodisíaco, aumentando o desejo sexual.

Ajuda na perda de peso:
A rúcula é um alimento pobre em calorias e excelente para saciar o organismo, por isso é um ótimo aliado para quem precisa ou quer perder peso.

Melhora a digestão:
O enxofre ou sulforafano presente na rúcula, melhora o processo de digestão dos alimentos e ajuda mesmo quem sofre de indigestão crónica.